segunda-feira, 25 de abril de 2011

Aloka do Bacê*

Hj estava eu indo ao Banco (fui atoa, pq estava fora do sistema ¬¬), na volta parei no sacolão, pq continuo com a idéia fixa de ter uma horta, então vivo procurando novidades do q plantar (sim , so estranha) hauah

Saindo do sacolão, andando calmamente, surge um bacêzinho lindo, marrom, magro e desembestado, q quase foi atropelado se não fosse aloka aqui dar um berro pro motorista parar.
Imediatamente meu semblante muda, fico burra e obcecada, e saio pela rua atrás do cachorro (q não sei pq diabos pensei q estivesse abandonado).
No primeiro momento eu disse:
_Vem totó → (to.tó!)

e o Totó, abanou o rabinho.

Quando eu disse:
_Vem Totó (e fui andando na direção ele), o bichinho desembestou a correr e latir de-ses-pe-ra-da-men-te, como quem diz: Socoooro tem uma maluca querendo me raptaaaaar.

Pra vcs terem noção do q digo eu precisaria encenar.

Eu estava com 4 sacolas de legumes, um óculos deste q tampa a cara toda, e ainda falando no cel, pois sabia q meu marido estava ali por perto de carro, ia pedir pra ele parar e arrumaríamos um lar pro Pingo, nome que eu tinha acabado de batizar a contragosto do canino.

Pingo correu #ALOKAMENTE até eu perder ele de vista. Quando cheguei na outra esquina, lá estava Pingo parado estrategicamente embaixo de um carro , esperando pra ver se eu ia continuar seguindo ele, e quando ele me avistou, recomeça a saga. Pingo corre, late, berra, ensandecido avisando a vizinhança (que a esta hora só tinha olhos pra mim *.*)

Quando vi q ele estava quase a 1 quarteirão de distância, perguntei pra uma velhinha se ela sabia quem era Pingo e se ele tinha dono .
E ela:
Ihhh minha filha, isso é vagabundo q só ele. É dali da moça da esquina, mas cada dia almoça e dorme em um lugar.

Minha cara:
¬ ¬
Eu (pra não passar por PINEL de vez):

"Ah tá, é q ele tá tão magrinho, e quase foi atropelado lá no outro bairro, achei q não tinha dono, levaria ele pra minha sogra q tem uma fêmea e quer cruzar. "
Daí vem a frase do dia:

_Hihihih minha filha, isso é macaco velho.
Quando ele viu q tu ia catar ele, ele ó...
Colocou um 10 no veado e picou a mula dele.

FIM.

ps: Creio q entendi a mensagem da velhinha, algo bem característico, mas quando eu conseguir traduzir totalmente o dialeto dela, eu conto pra vcs.


ps²: Não consigo parar de lembrar da cara de medo do cachorro, enquanto eu corria atrás dele.
*Nota by Wikipédia:
O Dachshund ou Teckel é uma raça de cães comprida e de pernas curtas. O nome da raça vem do alemão e significa literalmente "cão texugo" (der Dachs - texugo; der Hund - cão). A raça foi criada para farejar, perseguir, caçar e matar texugos, marmotas e outros animais que habitam buracos.
A raça também é chamada no Brasil popularmente de "lingüicinha" , "salsicha",por causa do seu corpo longo, e "dachshound", leitura errada do nome original em Alemão ( Dachshund). Alguns também chamam a raça de "Cofap", graças a uma série de propagandas de amortecedores da empresa Cofap exibidas em 1989. Também é chamado de "basset", pois é confundido por leigos com o Basset Hound.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Coloração ou tonalizante?

Olá, desculpem o sumiço. =D
Hoje estava comentando com uma amiga, também cabeleireira,(Bj Ju!) que eu queria tonalizar meu cabelo usando o Casting Creme Gloss (sem amônia), pois já havia usado uma vez há tempos atrás, e nunca tive um resultado do preto azulado tão bonito como o desta marca. Fica azulão mesmo, do jeito que eu gosto.
Pois bem, como fiz uma definitiva à base de tioglicolato de amônia recentemente, preferi tirar a dúvida quanto ao risco do fio partir. Na época que fiz o curso, não mencionaram que as tinturas tonalizantes contém chumbo, e demais metais pesados.  o.O
(pausa dramática)

Mas o que isso quer dizer, Janah?
Isso quer dizer q vc está passando praticamente um primo do henê no seu cabelo. Um primo que não alisa, mas q contém metais pesados. E que isso em contato com demais químicas, faz partir seu fio.

(Pausa muito dramática, com trilha de Thalia)

Por exemplo:Sabe-se que químicas à base de metais pesados, como o Henê e a Henna por exemplo, não são compatíveis com demais alisamentos do mercado (com excessão das escovas com formol, que são compatíveis com tudo).
Sendo assim, há a necessidade de se ponderar o uso do tonalizante, se vc faz relaxamento por exemplo. Independente se seu relaxamento ou alisamento é à base de amônia ou à base de hidróxido de sódio (vulgo soda). Se vc faz o relaxamento e opta por usar um tonalizante, pensando estar protegendo seu fio, acreditando estar usando menos química, "Ah, o tonalizante é fraquinho, não contém amônia". Tá. Vai nessa. É aí que está o perigo, porque ele não contém amônia mas contém chumbo e outros metais pesados, e é aí q está o risco de seus belos cabelos virarem a peruca do Cebolinha, todos os fios partidos. rsrsrs
Mas também não é tão trágico assim (se vc só tinge, não faz nenhum outro tipo de química).
Se vc apenas tinge o cabelo mensalmente, e além disso faz no máximo as escovas de formol, Não há problema no uso do tonalizante. Mas saiba que ele contém chumbo, e se mais adiante você optar por uma descoloração por exemplo, o fio também pode partir, pois os metais pesados não são amigos do pó descolorante + água oxigenada.
O ideal é que se procure sempre um profissional antes, mas também acho válido a consumidora amiga já ir sabendo o que está levando pra casa. Como o marketing manipula muito o consumidor (everybody knows), acabamos levando uma coloração q pensamos ser 'mais light' quando na verdade muitas vezes a melhor opção é a coloração comum mesmo...
No caso das q relaxam com tioglicolato de amônia, sugiro que usem as colorações comuns. Porquê? Porque as colorações comuns contém amônia, e amônia é do mesmo grupo do tioglicolato (q é de amônia tb). portanto, compatíveis.

PORÉM:

Sempre opte por tons escuros. E tinjam SOMENTE SE O FIO ESTIVER SAUDÁVEL (ou seja, não danificado, detonado, etc).
Porquê tons escuros?
Porque os tons escuros (do 1 ao 6 por exemplo) possuem água oxigenada de 20 volumes, bem mais suave do que as demais.
Um cabelo que foi processado por tioglicolato ou por sódio, quando recebe uma água oxigenada de 30 ou de 40, faz cosplay de bucha vegetal tranquilo.
Aposto que vc não deseja este visu.
Sobre a composição do Casting Creme Gloss, de L'oreal:
óxidos de ferro, dióxidos de titânio, ácido ascórbico (oi, vitamina c?), dentre outros estabilizantes e anti-oxidantes.
Clica aqui pra ver os óxidos em suas cores. É isso aí q vai pro seu cabelitcho.

Então siga as dicas e pondere mais na escolha das colorações. Se baseie sempre pelo seu histórico capilar. Relembre tudo que vc já passou neste cabelinho antes de escolher entre coloração comum ou tonalizante.

ps: Devo os créditos de fonte de pesquisa à cabeleireira Juliana Santos, do salão Sua Beleza. Bêjo Juuu!

Bjs, Janah.