sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Escova Definitiva x Progressiva

Então girls, eu hoje fiz mais um cabelo crespo se transformar em liso (ossos do ofício, e que por sinal, eu muito gosto). E diante de algumas dúvidas da cliente, me inspirei para postar aqui sobre o alisamento definitivo.
Explicando claramente a diferença das escovas progressivas e escovas definitivas.
As escovas progressivas são à base de formol e outros componentes que hidratam e tiram o frizz do cabelo. O formol está ali presente com a simples função de conservar liso. Liso este, que somente (eu disse somente) é conseguido através do calor da prancha, que sela o produtinho lá dentro do seu fio, transformando a textura dele em algo mais fino e macio, e fazendo com q estes componentes fiquem lá dentro, e não saiam. O formol age mandando a mensagem: “fique assim e não se mova por 3 meses, ou até durarem os nossos estoques”. hahaha
E estas escovas progressivas tem uma durabilidade menor do que as definitivas. Porque o formol não dura pra sempre. À medida que se lava o cabelo, ou q se vai à praia, todos os componentes da química vão se desprendendo do fio, e ele começa a retomar sua antiga forma (claro que de uma forma muito mais suave).
Alguns fios (não todos, apenas os que já são mais finos e menos rebeldes por natureza), conseguem o lisão total por muito mais tempo do q o esperado (3 meses). Às vezes conseguem até 8 meses, quando o cabelo é fácil de domar, um ondulado quase liso.
Agora cara mia, se você tem raiz crespa, daquelas que já nascem muito enroscadinha, crespinha, se você sabe q tem hermanos inimigos na cabeça e que mudar isso (veja bem, eu disse se você QUISER mudar isso, não disse que há de se mudar. Ok? Haha sou dura e não tenho como te pagar caso me processe kaka). Se você quer mudar isso, eu aconselho um processo químico com alisante antes da progressiva de formol (que é bem vinda em todos os fios, já q reduz o volume, trata, e é compatível com qualquer química do mercado, até com henê).
Alisamento químico: famoso relaxamento. Podem ser:
  • à base de Hidróxido de Sódio, Lithium e Guanidina... Estes componentes são da mesma família, são amigos, e você pode alternar entre um e outro que seu cabelo não irá ralo a baixo. :) Eles não tem cheiro mas em compensação, queimam a pele caso entre em contato com mãos e couro cabeludo...Há de se usar um protetor em gel antes da aplicação. Eu particularmente não gosto destas químicas, considero muito agressivas. Produtos que vemos por aí com esta base: Salon Line, Guanidina Vita A, etc.

  • À base de Tioglicolato de amônia, MEU FAVORITO EVER! O Tioglicolato tem um fedor de fossa sim, um cheiro desagradável. Mas depois que se enxágua bem e passamos o neutralizante, adeus futum. E o melhor: Nunca dá irritação na pele, mesmo que se fique horas com ele em contato. Super seguro. Algumas marcas de alisante à base de tioglicolato (como Hair Life da Embelleze por exemplo) tratam o cabelo e dão um brilho incrível! Outros produtos deste princípio: Wellastrate (Wella), X-Tenso (L'oréal). Meninas, este princípio ativo é a chave da escova definitiva! Me lembro que quando estava me formando na Embelleze, o alisamento japonês estava bombando no mercado, era novidade, um furor. Todo mundo queria, até a Fátima Bernardes fazer aquela aplicação no cabelo e ficar uma bosta . Rs Ele é a base da grande maioria das escovas definitivas por aí. Até uns anos atrás ele era o único princípio ativo responsável pelo alisamento das definitivas, hoje em dia já tem definitivas à base de hidróxido, guanidina, etc.
Mas voltando: onde entra o alisamento com este princípio ativo?
A definitiva se diferencia da escova de formol, porque onde é processado o cabelo com a química seguido de prancha, NÃO VOLTA MAIS À FORMA ANTIGA.
Tem que ter muita certeza que quer fazer, pois a forma que se dá ao fio às vezes é tão esticada q chega a ser artificial, mas em alguns casos, é o mais indicado.
Indicado para: cabelos crespíssimos, ou cabelos de textura mais leve porém de super master volume, e principalmente, cabelos virgens.
O resultado fica muito bom, vou postar aqui como é feito o procedimento.
  1. Lavar os cabelos com shampoo anti resíduo.
  2. Secar com o secador totalmente. Vai ficar uma vassoura. É este o ponto amiga.
  3. Dividir o cabelo em 4 partes iguais, pegar a pasta de tioglicolato, e começar a aplicação. Se a raiz for muito crespa, eu começo pela parte da frente, pois assim fica mais tempo agindo e dá um resultado bem bacana nos inimigos.
  4. Alicar a mistura como você aplicaria a tintura de cabelo. Logo após passar a mistura em todo cabelo, pentear um pouco a raiz pra ter certeza q o creme está distribuído em todo o cabelo. Aguardar 10 minutos, e enluvar como visto aqui . Depois de enluvar, aguardar o tempo restante de pausa do produto (vai variar de acordo com o tipo de fio. Esta explicação vem no folheto)
  5. Enxaguar horrores. Tipo, muito. Só com água.
ESTE É O MOMENTO CHAVE! A partir de agora, seu cabelo está suscetível a qualquer coisa, você pode moldar como quiser. Num relaxamento comum, este seria o momento de aplicar o neutralizante (que congela os fios da forma que você quer), mas nós não queremos isso! Nós queremos congelar os fios lisérrimos, então não neutralizaremos agora. E de quebra, podemos incluir uma reconstrução power neste momento. É só você colocar um pouco daquele super creme reconstrutor, deixar 10 minutos, e enxaguar novamente.
    1. Depois de tantos enxágues, vamos secar com o secador, e pranchar mechas finíssimas por todo o cabelo. Só assim o cabelo ficará 100% liso. Haja paciência.
    2. Pranchou? Tá lindo? Brilhando? TASCA O NEUTRALIZANTE ! Huahuah Dá até pena, mas é necessário, pois só assim você fará com que o Tioglicolato pare de agir...E preservará a saúde do fio, e melhor: congelará seu cabelo esticado. Mara! Hahaha
    3. Feito isso, aguarde 10 minutos pro neutralizante agir, e enxágue novamente.
    4. Aplique uma máscara de hidratação e deixe 10 minutos. Enxágue novamente.
    5. Seque com o secador e se preferir, pranche.
Após algumas horas, está pronto.

Obs.:

*Alguns Kits de escova Definitiva q estão à venda por aí, podem ter o passo a passo levemente diferente (de acordo com o fabricante) e vocês podem ver também o princípio tioglicolato de arginina, que é um parente do tioglicolato de amônia. Não nega que são da mesma família, têm o mesmo futum. Hahah

*O passo-a-passo básico da definitiva é este que postei aqui, já que o necessário para o procedimento é o princípio ativo e o neutralizante dele.

*Eu uso esta prancha aqui, mas esta aqui também é excelente, e tem bombado nos salões, é a mais quente do mercado. Hot, Hot Hot!

Antes:

















Depois:
















24 comentários:

  1. Tô passé developée com o resultado desta cabeleira , que luxo !!! Já que os meus fios são daqueles inimigos de fivelinhas porque são lisérrimos eu passo este tipo de procedimento , mas AMEI o post !!! Besos

    ResponderExcluir
  2. Nhaaaam eu quero! Mas tô grávida de quase 4 meses,daí dizem que não pode fazer.
    Parabéns pelo blog e beijinho

    ResponderExcluir
  3. boa tarde, gostaria de saber do tal tempo de espera para a definitiva de 3 dias. como isso funciona???

    ResponderExcluir
  4. Thais, não entendi sua pergunta...

    Vc quer saber se tem q ficar 3 dias sem lavar após fazer? Se for isso, a resposta é não. Depois de pranchado, o cabelo já está definitivamente liso, portanto vc pode lavar até no mesmo dia,embora não tenha necessidade. A escova definitiva não leva formol, portanto, não deixa cheiro no cabelo... Espero ter ajudado, Obrigada pela visita.

    Samya, só agora vi seu comment, obrigada! :)

    ResponderExcluir
  5. olá Janah era essa mesma minha duvida, pois minha ti me ofereceu de presente uma definitiva porem ela me informou que faz e tem q ficar neste "Tempo de espera" de 3 dias antes de lavar, em 2005 me recordo que onde eu trabalhava era uma febre a progressiva e as meninas realmente ficavam 3 dias sem poder molhar para fixar a escova... por este motivo surgiu a duvida.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taís me desculpe pela demora. Olha estas progressivas de formol q ficam 3 dias no cabelo não são mais usadas hj em dia. Hj em dia as progressivas q são vendidas aí no Mercado, elas são feitas para serem lavadas no mesmo dia. Até pq pode fazer mal ficar com o cheiro do formol na cabeça por 3 dias. Se for fazer progressiva, saiba q leva formol, mas tem q ser retirado o produto da cabela (lavar) no mesmo dia. E de for fazer definitiva, não leva formol, leva tioglocolato de amônia. Bjs.

      Excluir
  6. Thais, ficar 3 dias sem lavar é só pras progressivas de antigamente. Hj em dia tanto as progressivas como as definitivas lavam no mesmo dia, não tem mais isso de ficar sem prender e sem lavar :)
    Sempre q precisar disponha. beijo!

    ResponderExcluir
  7. Caramba, essa aí foi salva hein, me parece o cabelo de uma certa amiga nossa que tdo mundo que gosta de escova já pensou um dia em agarrar e mandar uma progre !

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo trabalho.
    Tenho o cabelo fino um pouco menos armado que o da foto. Já fiz varias progressivas e agora decidi fazer a definitiva, mas tenho algumas duvidas vindo de alguns relatos da internet, pode me ajudar?
    O cabelo tem que ser escovado (secar com secador e escova) toda vez que eu lavo?
    Se eu deixar secar naturalmente ele fica "espigado"?
    As pontas ficam ruins depois de algumas semanas?

    Grata pelas respostas.
    Adriana Mendes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana.. vamos lá:

      Sim, a definitiva deixa as pontas com aspecto menos natural do q as progressivas sim. E dependendo do cabelo, vc vai fazer, vai lavar e não vai ficar 100% liso de primeira. Mas mesmo assim vale a pena. Pq se vc tiver paciência, pode lavar, esperar secar naturalmente e passar uma prancha só nas pontas, modelando pra dentro...


      Pra te ser sincera, até hj não vi 1 definitiva q deixasse o cabelo como quando saímos do salão. Até tem , mas é difícil de ver. Pq resultado lambido como este da foto, só vamos conseguir se o cabelo em questão estiver saudável, se for fino.. entende? Mas mesmo assim vale a pena. A prancha fica só como um acabamento nas pontas, no dia a dia, pra não ficar espigado. Beijos e desculpe a demora.

      Excluir
  10. nossa que produto maravilhoso é esse que vc usou parabéns pelo trabalho maravilhoso que pena que na minha cidade não tenha ninguém que faça semi definitiva tenho muita vontade de fazer aquela semi definitiva portier fine funciona é boa mesmo obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tânia, não conheço este produto, não saberia te dizer se é bom ou não.. bjs.

      Excluir
  11. Ola, depois de 2 anos com os cabelos quebrando, achei esse blog q fala q os tonalizantes nao sao compativeis com o tioglocolato de amonia. Pois eh, Agora eis a pergunta, eu pinto meus cabelos e nao tem ninguem q sabe me dizer que tinta posso usar, Sendo que uso alisamento da loreal X tenso.
    Ja faz 1 ano que nao faco minha raiz so to hidratando,e agora preciso pintar urgente, QUe tinta posso usar, q nao vai quebrar mais meus cabelos e que seja compativel com Loreal X tenso, Obrigado, Adorei o blog. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alane.

      Se vc faz Loral X tenso, pinte com uma tintura comum, mas q seja com água de 20 volumes (cores escuras). Espere passar 20 dias após o alisamento para poder pintar. Vc sabe q não é aconselhável q vc faça luzes né? Descolorante e tioglicolato de amônia não são amigos. Portanto, se vai pintar, use tintura comum. Sim, pq pelo menos a tintura comum leva o q? Amônia. E Tioglicolato é de quê? De amônia. Estarão em família e provocarão menos danos. Mas dê um tempo entre uma coisa e outra, se fez X-tenso agora, espere 20 dias no mínimo para poder pintar. ;) Espero ter ajudado.

      Excluir
  12. Janah, Obrigado pelo carinho, de ter respondido, minha pergunta....
    vou seguir suas regras... Mais como moro fora do Brasil. sou meia juca rs pra essas coisas. Voce poderia me sitar nomes de marcas de tintas q vc costuma usar em suas clientes... P/ que eu posso procurar aqui... Entao. tonalizante quer dizer q nao posso usar de geito nehum? certo? minha cabelereira disse q posso usar tonalizante da Vella rs. acho q nao 'e compative. aguardo nomes das marcas de tinta q posso usar em meu Hair. Obrigado linda. Deus te abencoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode usar Color Touch da Wella sim (eu quis dizer q é pra evitar tonalizantes SEM AMÔNIA. O color touch da Wella tem amônia, pode usar ele sim...) e lembre-se: água de 20 volumes. Já q vc está fora, vc pode usar Wella pra tudo.Bjs.

      Excluir
  13. Nossa adore! tirou algumas dúvidas. eu estava querendo fazer a definitiva, mas fiquei confusa porque muitas pessoas estavam dizendo que o cabelo cai e tals. Mas eu acho que isso vai do cabelo e do cuidado que a pessoa tem com seus fios. Qual seria a melhor forma de hidratar cabelos com definitivas? obg desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hidratação é essencial uma vez por semana Darlly, em cabelos alisados quimicamente ou não. Eu gosto muito dos cremes de hidratação da Bioextratus, deixam qualquer fio q esteja ressecado com aspecto bem saudável. Claro q o ideal é fazer sempre uma vez por semana. :)

      Excluir
  14. Olá, adorei seu blog. Queria esclarecer uma duvida. Meu cabelo é um liso armado, e uma parte dele está descolorido. Se eu fazer a definitiva, ele vai ficar esses lisos bem chapados como o da foto ? posso fazer na parte descolorida sem problema ? agradeço desde já. bjs !

    ResponderExcluir
  15. Não recomendo fazer na parte descolorida não... Pode dar reação e o cabelo cair, principalmente se esta parte descolorida estiver pororsa e frágil... o ideal seria fazer umas reconstruções no salão, pra ir devolvendo a força e a hidratação dele (e ajuda a diminuir o volume tb), antes de tentar qq procedimento químico. :)

    ResponderExcluir
  16. oi fiz escova definitiva de tioglolato de amonia marca dicolore faz 5 dias lavei meu cabelo no terceiro dia deixei secar naturalmente ele não ficou tão liso esta com algumas partes um pouquinho ondulada isso é normal???tenho medo de que ele vai ondular com o tempo meu cabelo era grosso volumoso e levemente ondulado

    ResponderExcluir
  17. eu ja fiz e quebro meu cabelo virgem inteiro!! fiquei louca..vc imagina..
    meu cabelo e claro... depois que quebrou nunca mais fiz nada...ja tem 5 anos, fiz luzes agora e li que tioglicolato, esse composto da escova definitiva, e incompativel, to loca pra fazer alguma coisa mais tenho medo demais, me aconselharam inteligente com formal pois e o unico que apesar do mal que faz a saude, a nao ser que se use o permitido pela anvisa, e o unico que e compativel com descolorante, o que vc me aconselha?

    ResponderExcluir